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O que é Branded Content? Porque ele dá certo e como fazer?



O que é?


Sem enrolação, vamos a resposta da pergunta que você quer saber: o que é exatamente o Branded Content?


É o conteúdo de marca, ou seja, a criação de conteúdo que está diretamente relacionada ao universo de uma marca. Esse conteúdo precisa ter qualidade e relevância para o público alvo que se destina.


É uma estratégia de marketing que visa criar e distribuir conteúdo informativo, educativo ou de entretenimento relevante para o público-alvo, associando-o sutilmente à uma marca.


Você pode compreender o Branded Content como um imã.

Este imã é o conteúdo, que conecta a marca com o público alvo (audiência, clientes, seguidores, leitores...).


Diferente de um informe publicitário, o conteúdo não é SOBRE a marca, mas sim, o conteúdo ENVOLVE a marca.

Portanto, não é sobre O QUE você faz, mas COMO você faz.


Lembre-se sempre de que o Branded Content não é venda direta. Ele é a comunicação de uma marca. Então, se a sua marca quer vender rapidamente, procure outro caminho para que isso aconteça.


Ok, mas porque o Branded Content dá certo?


Porque fala mais de valores do que da marca.

Fala de pessoas e com pessoas.

Reforça o propósito da marca.

Traz resultado porque comunica genuinamente.

Aumenta o Brand awareness.

Fortalece o relacionamento com a marca.

Gera leads e vendas.

Posiciona a marca como especialista.


E agora, como fazer Branded Content?


Para que o Branded Content funcione, nós devemos sempre focar em 3 pontos fundamentais:

  • Sensibilidade

  • Veracidade

  • Coerência (com o discurso e com o momento)


Que devem vir de um processo de:

  • Estudo

  • Estratégia

  • Planejamento

  • Autoconhecimento


O planejamento deve estar sempre alinhado ao propósito da marca!


Alguns formatos de Branded Content:

  • Artigos de blog informativos: com dicas e soluções para os problemas do seu público.

  • Vídeos educativos: tutoriais, demonstrações ou entrevistas com especialistas.

  • Infográficos e ebooks: conteúdos ricos em dados e visuais atraentes.

  • Webinars e podcasts: eventos online com especialistas e influenciadores.

  • Histórias e cases de sucesso: mostrando como seus produtos ou serviços beneficiaram outros clientes.

  • Conteúdo patrocinado em mídias sociais: p ublicações em parceria com influenciadores ou veículos de comunicação relevantes.


Independente de onde você for criar o conteúdo, você deve cativar a atenção. Mais do que Leads, prospects, clientes, seguidores ou plateia... você deve ter ATENTOS! Eis o grande desafio. Há muita informação. Busque conhecimento e estratégia de engajamento.


Promova a interatividade e deixe que eles ajudem a contar as histórias. Conheça seu público-alvo e ative gatilhos mentais sempre exercendo a empatia.


Uma dica prática


Exemplo: sua marca vende velas aromáticas, você pode criar conteúdos como:

  • Fazer um vídeo sobre quais sensações cada aroma natural nos traz. Diga porque tal perfume mexe com nossa emoção. Fale sobre a aromaterapia.

  • Compartilhe dicas de como incorporar velas aromáticas na decoração de diferentes ambientes, como sala de estar, banheiro ou quarto.

  • Entrevistas com especialistas para falar sobre o aroma da vela que pode desencadear alergias e irritações.


Por fim...


Quanto maior o número de informações e mais completo e verdadeiro o perfil estabelecido, maior a chance da sua empresa manter um bom relacionamento com o cliente.

Portanto, acompanhe de perto os comentários, sugestões e críticas nas redes sociais!


Gostou do conteúdo? Já salva para não perder!


Quer fazer Branded Content para sua empresa mas precisa de uma ajuda? A Gabisco faz tudo para você! Entre em contato conosco: https://www.gabisco.com.br/contato

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