O que é?
Sem enrolação, vamos a resposta da pergunta que você quer saber: o que é exatamente o Branded Content?
É o conteúdo de marca, ou seja, a criação de conteúdo que está diretamente relacionada ao universo de uma marca. Esse conteúdo precisa ter qualidade e relevância para o público alvo que se destina.
É uma estratégia de marketing que visa criar e distribuir conteúdo informativo, educativo ou de entretenimento relevante para o público-alvo, associando-o sutilmente à uma marca.
Você pode compreender o Branded Content como um imã.
Este imã é o conteúdo, que conecta a marca com o público alvo (audiência, clientes, seguidores, leitores...).
Diferente de um informe publicitário, o conteúdo não é SOBRE a marca, mas sim, o conteúdo ENVOLVE a marca.
Portanto, não é sobre O QUE você faz, mas COMO você faz.
Lembre-se sempre de que o Branded Content não é venda direta. Ele é a comunicação de uma marca. Então, se a sua marca quer vender rapidamente, procure outro caminho para que isso aconteça.
Ok, mas porque o Branded Content dá certo?
Porque fala mais de valores do que da marca.
Fala de pessoas e com pessoas.
Reforça o propósito da marca.
Traz resultado porque comunica genuinamente.
Aumenta o Brand awareness.
Fortalece o relacionamento com a marca.
Gera leads e vendas.
Posiciona a marca como especialista.
E agora, como fazer Branded Content?
Para que o Branded Content funcione, nós devemos sempre focar em 3 pontos fundamentais:
Sensibilidade
Veracidade
Coerência (com o discurso e com o momento)
Que devem vir de um processo de:
Estudo
Estratégia
Planejamento
Autoconhecimento
O planejamento deve estar sempre alinhado ao propósito da marca!
Alguns formatos de Branded Content:
Artigos de blog informativos: com dicas e soluções para os problemas do seu público.
Vídeos educativos: tutoriais, demonstrações ou entrevistas com especialistas.
Infográficos e ebooks: conteúdos ricos em dados e visuais atraentes.
Webinars e podcasts: eventos online com especialistas e influenciadores.
Histórias e cases de sucesso: mostrando como seus produtos ou serviços beneficiaram outros clientes.
Conteúdo patrocinado em mídias sociais: p ublicações em parceria com influenciadores ou veículos de comunicação relevantes.
Independente de onde você for criar o conteúdo, você deve cativar a atenção. Mais do que Leads, prospects, clientes, seguidores ou plateia... você deve ter ATENTOS! Eis o grande desafio. Há muita informação. Busque conhecimento e estratégia de engajamento.
Promova a interatividade e deixe que eles ajudem a contar as histórias. Conheça seu público-alvo e ative gatilhos mentais sempre exercendo a empatia.
Uma dica prática
Exemplo: sua marca vende velas aromáticas, você pode criar conteúdos como:
Fazer um vídeo sobre quais sensações cada aroma natural nos traz. Diga porque tal perfume mexe com nossa emoção. Fale sobre a aromaterapia.
Compartilhe dicas de como incorporar velas aromáticas na decoração de diferentes ambientes, como sala de estar, banheiro ou quarto.
Entrevistas com especialistas para falar sobre o aroma da vela que pode desencadear alergias e irritações.
Por fim...
Quanto maior o número de informações e mais completo e verdadeiro o perfil estabelecido, maior a chance da sua empresa manter um bom relacionamento com o cliente.
Portanto, acompanhe de perto os comentários, sugestões e críticas nas redes sociais!
Gostou do conteúdo? Já salva para não perder!
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